Novembro Azul


Novembro AZUL

Está começando o mês de novembro, e você sabia que assim com o mês de Outubro é dedicado à prevenção do câncer de Mama, o novembro azul é o mês ao qual dedicamos á prevenção do câncer de próstata? Não? Então agora sabe. Continue lendo e entenda mais sobre esse câncer!
Você sabe o que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

Você sabe as causas do câncer de próstata?

Ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.

Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Mas... O que é a próstata?

Apesar de pequena, do tamanho de uma castanha, a próstata tem uma grande responsabilidade. É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto.

Produz cerca de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade do homem e, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

A próstata apresenta consistência firme e homogênea ao toque. O câncer ocorre quando as células da região começam a se multiplicar de forma desordenada e ela fica, então, mais endurecida.

Quais são os sintomas?

Câncer de próstata fase inicial 
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB.

Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

• A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
• Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
• Dificuldade de interromper o ato de urinar.
• Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
• Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
• Necessidade premente de urinar imediatamente.
• Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
• Problemas em conseguir ou manter a ereção.
• Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
• Dor durante a passagem da urina.
• Dor quando ejacula.
• Dor nos testículos.
• Dor lombar, na bacia ou no joelhos.
• Sangramento pela uretra.

Câncer de próstata avançado
Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Por isso, é importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações. Assim, podem procurar um médico para tirar dúvidas, ser orientados e tratados.

_______________ Tratamento _______________

Os tratamentos do câncer de próstata devem ser individualizados e únicos de acordo com as necessidades de cada paciente, levando-se em conta a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades (existência de duas ou mais patologistas em um mesmo paciente), a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis.

O câncer de próstata pode ser localizado (só afetando a próstata), localmente avançado ou avançado (o câncer já se moveu para além dos limites da próstata).

Escore de Gleason
Quanto mais baixo é o escore de Gleason, melhor será o prognóstico do paciente. Para se obter o escore total, que varia de 2 a 10, o patologista gradua de1 a 5 as duas áreas mais frequentes do tumor e soma os resultados.
Escores entre 2 e 4 significam que o câncer provavelmente terá um crescimento lento. Escores intermediários, entre 5 e 7, podem significar um câncer de crescimento lento ou rápido e este crescimento vai depender de uma série de outros fatores, incluindo o tempo durante o qual o paciente tem o câncer. Escores do final da escala, entre 8 e 10, significam um câncer de crescimento muito rápido.

Gleason de 2 a 4 – Existe cerca de 25% de chance de o câncer disseminar-se para fora da próstata em 10 anos, com dano em outros órgãos, afetando a sobrevida. Gleason de 5 a 7 – existe cerca de 50% de chance de o câncer disseminar-se para fora da próstata em 10 anos, com dano em outros órgãos, afetando a sobrevida.

Gleason de 8 a 10 – Existe cerca de 75% de chance de o câncer disseminar-se para fora da próstata em 10 anos, com dano em outros órgãos, afetando a sobrevida. É sempre recomendável e também fundamental no estadiamento da doença, bem como para definição do tratamento.


Outras formas de tratamento

Existem outras opções mais raras para o tratamento do câncer de próstata

Bisfosfonatos: é um grupo de drogas que pode ser usado por homens portadores de câncer de próstata que se tenha espalhado pelos ossos. Não tratam o câncer, mas auxiliam na redução dos sintomas.

Crioterapia: congelamento da próstata. Esse tipo de tratamento ainda está em fase experimental.

Quimioterapia: é realizada à base de drogas específicas que destroem as células do câncer. Esse tipo de tratamento pode ser usado em casos em que o câncer de próstata já se espalhou para além dos limites da glândula e não está mais respondendo à terapia hormonal. Homens em estágios iniciais da doença também podem ser submetidos a este tipo de tratamento.

Ultrassom Concentrado de Alto Intensidade: ondas de ultrassom de alta frequência são utilizadas para aquecer e destruir células cancerosas. Este tipo de tratamento ainda está em fase experimental. Se estiver no estágio localmente avançado ou avançado, pode ser oferecida a alternativa de terapia hormonal, sozinha ou em combinação com outras alternativas de tratamento.

Links para outras postagens do blog MR sobre movimentos a favor da saúde:
- Agosto AZUL
- Outubro Rosa

0 comentários:

Postar um comentário