Dicas para se organizar nos estudos

Oi oi Galera!

Aproveitando a minha ansiedade para a volta às aulas, eu resolvi fazer um post com algumas dicas de como se organizar para estudar, fazer atividades e trabalhos, e nunca, NUNCA atrasar entregas de tais.

Antes de iniciar as dicas, vou passar uma listinha de coisas que você precisa ter para conseguir se enquadrar nas minhas diquinhas:

  • Agenda;
  • Calendários (Tipo esses);
  • Pasta Sanfonada ou Pasta Catálogo;
  • Post It's;
  • Canetas Coloridas
  • Marca Textos Coloridos.
Agora sim,vamos às Dicas!!

1ª Dica: Separe um tempinho do seu dia para você estudar, estudar não é só ir à escola, ouvir o que os professores falam e pronto, é necessário estudar em casa para se ter um aprendizado completo.
2ª Dica: Faça uma lista com o que você precisa realizar no dia, e o que é mais importante (quais matérias precisam de uma atenção maior, por exemplo)
3ª Dica: Utilize calendários para se organizar, eles são grandes salvações, imprima alguns calendários, e faça o seguinte: 
Anote igual em todos os calendários;
Grife os mais importantes;
Cole os calendários em locais visíveis, locais que você passa toda hora, ou locais que você tem que ir, por exemplo, no meu quarto eu colo um calendário em cima do interruptor, por que é um lugar que eu necessito olhar, para apagar a lampada do quarto, do lado do meu espelho da penteadeira também tem um, pois eu não costumo sair de casa sem maquiagem, então eu tenho que passar por lá.

4ª Dica: Utilize post-it para anotar as coisas mais importantes.
Eu faço assim, copio todo o conteúdo que o professor passa, texto, etc. e na hora que ele vai explicar, eu vou anotando em Post-it's, para facilitar meu entendimento.
5ª Dica: Utilize canetas coloridas, eu uso canetas coloridas para anotar coisas extras, por exemplo quando o professor fala uma palavra técnica, uma palavra que pra mim é de difícil entendimento, ou a palavra é muito grande.
6ª Dica: Utilize marca-texto.
Eu aconselho usar marca-texto de mais de uma cor, pois dá para ir marcando de acordo com o grau de importância.
7ª Dica: Separe um caderno (pode ser daqueles pequenininhos, ou pode ser um de 1 matéria mesmo) para anotar tudo que é mais importante.
Eu separei um caderno de uma matéria, e nele eu coloquei separadores para diferenciar as matérias, e nele eu vou anotando aquilo que mais me marca na aula, por exemplo, o professor diz: "Isso é importante", "Vai cair na prova", ou quando ele faz comparações com o dia a dia, ou até mesmo, só nos conta uma curiosidade, eu vou e anoto nesse caderninho, e é nele que eu costumo colar meus post-it, e na parte de cima do post-it eu coloco a data daquela anotação, para que quando eu for estudar, eu possa procurar no caderno e encontrar ao que se refere tal anotação. Importante não esquecer de colocar a data no caderno né.
8ª Dica: Se seus professores são de passar atividades extras, ou entregar textos referente a assuntos, faça como eu, guarde todas as atividades dentro de uma pasta catálogo, ou dentro de uma pasta sanfonada, no meu caso, eu uso a catálogo para o E.M., e para os cursos e uso a sanfonada.
9ª Dica: Se você vai para a casa de ônibus, metrô, trem, ou até mesmo de carro, aproveite esse tempo para estudar, faça como eu, pego todos os meus post-it do dia, e vou lendo, pois não tenho tempo para estudar em casa por conta do meu curto intervalo entre os cursos. 
10ª Dica: Quando você não entender algo que o professor falou na aula, pergunte a ele, se continuar com dúvidas, quando chegar em casa pesquise sobre o assunto, isso é muito bom, sem contar que você pode contar isso como um estudo.

Dica Extra: 
Eu sei que é legal estudar ouvindo músicas, é relaxante, mas, isso não é uma prática muito boa, se você possui essa prática, largue-a, pois ela vai te atrapalhar, pois nosso cérebro só guarda aquilo que damos mais atenção, se você está lendo ouvindo musica, e chega uma música que te empolga, você dará mais atenção à música, e a sua leitura como fica? Portanto, a minha dica é, estude num lugar quieto, sem TV, sem Música, se for o caso de estudar com PC e Celular tudo bem, utilize-os, mas só para o que importa, só para estudos, e se você é daqueles que gostam de comer e beber enquanto estudo, prepare sua guloseima antes de começar a estudar, e depois entre no mundo do estudo e só saia quando terminar!!



Visite nossa Fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/BlogMundinhoRed

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o post Elen Parabéns!

Elen Silva disse...

Que bom que gostou, obrigada!
E obrigada pela visita, volte sempre!

Postar um comentário