Quero entrar na faculdade (Formas de financiar uma faculdade)

Oioi galera!!




Bom, hoje eu vim ajudar aquelas pessoas que pretendem fazer faculdade mas não sabe como financiar uma faculdade no caso de não conseguir entrar em uma pública, bom, venha comigo!


Minha opção para faculdade particular é a FIAP e lá existem 4 opções de financiamento:

  • ProUni
  • FIES
  • Plano Estendido
  • Bolsas de Estudos
Bom, confira como o ProUni funciona:


O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.
O ProUni acontece duas vezes por ano uma no primeiro e outra no segundo semestre.
O ProUni do primeiro semestre será realizado em apenas uma etapa, com inscrições entre 19 e 22 de janeiro.
Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação.
As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa.

Como fazer a inscrição?

As inscrições serão feitas em uma etapa, entre 19 e 22 de janeiro, apenas pelo site do ProUni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2015 e a senha cadastrada no site do Enem.
Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2013.
Nota de corte: Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante pode saber se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que e, se não, alterar suas opções.
Vestibular: O candidato não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que está pleiteando a bolsa do ProUni, a inscrição para conseguir a bolsa é feita a partir da nota do Enem.
Mas, fique atento, algumas instituições participantes optam por aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Essa prova é isenta de cobrança de taxa. No momento da inscrição no ProUni, o candidato fica sabendo se a faculdade para a qual quer se inscrever aplica o exame de seleção.

Quais são os tipos de bolsas?

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Quais são os requisitos?

Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:
- ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
- ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
- ser portador de deficiência física;
- ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

E quando saberemos os resultados e faremos nossas matrículas?

 Ao fim das inscrições, os estudantes terão um período estipulado para efetuarem as matrículas nas faculdades que aceitam o ProUni.
Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula

Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deverá comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, com os documentos necessários para comprovação das informações mencionadas na ficha de inscrição. Depois que todas as suas informações forem checadas, você assinará o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.



E o FIES? Como funciona?

Fies é um programa do Governo criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo - PCE/CREDUC. Destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de pagar os custos da sua formação.
Desde 2010, o programa passou a funcionar em um novo formato, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o agente operador do programa e os juros caíram para 3,4% ao ano.
Quando podemos solicitar o FIES?

O financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano.

Quem pode participar?

Alunos que estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas que sejam cadastradas no Fies e possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC (ProUni, Sisu)

Como fazemos para participar?

Por meio de processo seletivo. 


E o Plano Estendido?

Você pode estender o parcelamento para depois que você concluir seu curso

Quem pode se Candidatar?

Todos os alunos ingressantes nos cursos FIAP (Bacharel e Tecnólogos).

Vantagens?

Algumas das vantagens do plano é o acesso facilitado à FIAP, a redução do valor da mensalidade, continuidade dos pagamentos após a conclusão do curso, ou seja, assim que você já tiver seu emprego garantido, você vai ser capaz de conseguir pagar sua faculdade, mesmo depois de formado. 

Como faço para solicitar?

Basta mencionar a opção Plano Estendido no momento da matrícula no curso escolhido.

Tempo de pagamento do plano (por curso):

Tecnológos: o curso dura 2 anos, mas o pagamento será feito em 3 anos. 
Bacharelados (Administração e Sistemas de Informação): o curso dura 4 anos, mas o pagamento será feito em 5 anos.
Engenharias (Computação e Produção): o curso dura 5 anos, mas o pagamento será feito em 6 anos.


Quero uma bolsa de estudos da própria faculdade. Como funciona?

Empresas parceiras:

Alunos que trabalharem em alguma das empresas parceiras da FIAP podem contar com 10% de desconto no valor das mensalidades.
Empresas Parceiras

Como faço para solicitar a Bolsa?

Você precisa comparecer ao Campus FIAP Aclimação e procurar o setor de Carreiras para mais informações.

Ex-alunos: (Ex-alunos PRONATEC FIAP e formados do COPI - Colégio Paulista e Colegio Módulo (SP))

Ex-alunos, que concluíram o ensino médio no COPI e no Módulo ou o PRONATEC na FIAP, recebem até 20% de desconto.

Em ambos os casos, a bolsa concedida está vinculada à assiduidade (80% de frequência em todas as disciplinas), à conduta disciplinar e ao aproveitamento escolar (a média deverá ser maior ou igual a 6,0 em todas as disciplinas).
No caso de atraso de pagamento superior a 30 dias, a bolsa referente àquele pagamento estará suspensa.

Como faço para solicitar?

O desconto é automático no momento da matrícula.

Alunos que já estão cursando:


Como incentivo para os melhores alunos, todo semestre, a FIAP concede bolsas parciais aos alunos com as 3 maiores médias semestrais. Eles são premiados com bolsas de 30% (1º lugar), 20% (2º lugar) e 10% (3º lugar) nas mensalidades do semestre seguinte à premiação.

1º semestre: Março a Agosto
2º semestre: Setembro a Janeiro


Bom, meus amores, aqui estão as informações para quem deseja se beneficiar no pagamento de sua faculdade, no meu caso é a FIAP. 
Se você ai quer fazer em alguma outra faculdade, experimenta visitar o site da sua faculdade dos sonhos, e procure pela área de "financiamento e bolsas" ou algum nome semelhante..

Quer conhecer mais da FIAP? Acesse o site dela AQUI!


Obrigado pela leitura! Volte  sempre! 


0 comentários:

Postar um comentário